Wednesday, September 10, 2008

Alguns verbos - Några verb


P.S.: Portugisiska det finns "verb i plural och singular"

Ex: eu estudo (singular) ---- jag studera
tu/você estudas (singular) ----- du studera
ele/ela estuda (singular -------- han/hon studera

nós estudamos (plural) ------ vi studera
vós* estudais (plural) --------- ni studera
eles/elas/vocês estudam (plural) ----- de studera

Portugisiska finns många "tempus" {=tidsformer}, men jag ska bara skriva om "presens [=presente], imperfekt [= pretérito ou passado], och futurum [=futuro]".

Jag läser en bok nu. [Eu estou lendo um livro. / ou Eu estou a ler um livro.]
Jag läst en bok igår. [Ontem eu li um livro.]
Jag har varit i Brasilien. [Eu estive no Brasil.]
Jag har arbetat idag. [Eu trabalhei hoje.]
Jag bodde i São Paulo i 8 år.{Men nu bor jag i Jönköping}. [Eu morei em São Paulo por 8 anos] / [Mas agora eu moro em Jönköping]
Har du varit i Paris? [Você foi para Paris? / ou Você estiveste em Paris]
Jag ska flytta i Tyskland. [Eu mudarei para Alemanha.]

Presente ------ ler [att läsa]

eu leio

tu/você lês

ele/ela lê

nós lemos

vós ledes

eles/elas/vocês lêem

Perfeito

eu li

tu leste

ele leu

nós lemos

vós lestes

eles leram

Futuro

eu lerei

tu lerás

ele lerá

nós leremos

vós lereis

eles lerão

Vocabulário - glosor
morar = bo
trabalhar = arbeta, jobba
visitar = besöka
*estar = vara
agora = nu
mudar = flytta

*Verb "estar" användas för att uttrycka var någonstans el. i vilket tillstånd någonting befinner sig.
- Hoje está frio. [Det är kallt idag.]
- O médico está aqui. [ Läkaren är här.]
- Eu estou em casa. [Jag är hemma.]

0 Comments: